Óbidos……
É uma vila portuguesa do distrito de Leiria, com um vasto patrimônio de arquitetura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras deixando marcas que a vila ainda hoje mantém.
É uma das vilas mais lindas e preservadas de Portugal, em parte por esta cidadezinha ser protegida por uma alta murada de pedras e pelo romantismo de ter sido dada de presente de casamento do Rei Dinis à Isabel de Aragão…………
O castelo de Óbidos terá sido originariamente edificado pelos árabes, no local que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos, e no contexto da expansão do território português e reconquista cristã da Península Ibérica.
Com a oferta de Óbidos como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel, a Vila ficou pertença da Casa das Rainhas, só extinta em 1834, e por aqui passaram a maioria das rainhas de Portugal, deixando grandes benefícios. D. Catarina manda construir o aqueduto e chafarizes.
As fachadas são enfeitadas com muitas flores, as construções antigas cheias de charme abraçam com prazer a visita dos turistas.
Não saiam de lá sem experimentar a Ginjinha (licor feito da ginja, fruta abundante na região semelhante a uma cereja), não vão se arrepender!