Braga……
É uma cidade portuguesa situada ao Norte de Portugal, o Distrito de Braga pertence à província tradicional do Minho.
É um território bastante acidentado, dominado por altitudes elevadas a leste, junto à fronteira espanhola e aos limites com o distrito de Vila Real, e descendo até ao litoral ocidental, num relevo cortado pelos vales de vários rios.
Considerada um dos principais centros religiosos do país, a cidade de Braga é conhecida pelas suas igrejas barrocas, esplêndidas casas do século XVIII e jardins e parques elaborados.
É das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade.
É conhecida como a “Cidade dos Arcebispos e dos Três Sacro-Montes”, que são santuários e situam-se a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra
A culinária minhota, produto de experiências seculares, é uma das mais ricas do país. À Margarida da Praça à Miquelina, à Mira Penha e, em Braga, à Narcisa, no Minho, o Bacalhau é Rei.
No que toca a carnes destaque-se o arroz de pato à moda de Braga, o sarrabulho acompanhado com os rojões, a carne enrijada em vinha-de-alhos; os farinhotes, enchidos de sangue de porco e farinha de milho, as frigideiras, grandes pastéis de massa folhada com recheio de vaca e presunto.
Quanto aos doces deve referir-se o pudim Abade de Priscos, o toucinho do céu, as vieiras, o bolo rei, as viúvas do antigo Convento dos Remédios, os doces de romaria e os fidalguinhos de Braga, biscoito seco para acompanhar o chá.
Tudo regado com um bom vinho verde.