Aveiro…….
O distrito capta a essência de um destino que esperaríamos ver num livro de viagens, com os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma elegante arquitetura do século XIX e passagens calcetadas – é um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno.
Situado na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.
Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana – um cenário ideal para as suas férias.
O famoso Mercado do Peixe – um mercado tradicional que abriga alguns dos melhores restaurantes de marisco de Aveiro. Nas redondezas encontrará inúmeros restaurantes e uma ampla oferta de lojas e bares. Escolha um dos cafés tradicionais enquanto passeia pela cidade e prove os divinais ovos moles, que são a especialidade do distrito.
Sua gastronomia é variada, dele fazem parte, por exemplo, as caldeiradas de enguias, a raia em molho de pitau, as enguias de escabeche, as espetadas de mexilhão, o carneiro à lampantana (assado em caçoila de barro preto) ou o leitão assado.
Viaje pelo distrito e descubra Ílhavo – uma cidade à beira-mar que ostenta o pujante patrimônio marítimo de Aveiro e onde está sediada a famosa fábrica de porcelana da Vista Alegre. Locais excelentes para relaxar nos dias de sol.